Chefs Solteiros na Cozinha

Solteiros na Cozinha

Tabule á moda da casa. May 13, 2010

Filed under: 3.8. Saladas & Tabules — Re @ 10:07 pm

A minha receita de tabule:
Essa é a versão de 20 minutos.

Você, claro, pode criar um Tabule á sua moda também, é só seguir as dicas da receita:

 

Vá ao armário e pegue o triguilho, encontre uma vasilha limpa e redonda e despeje alguma quantidade do triguilho, dependendo de quantos convidados tem ou de sua fome. Eu costumo medir meia xicara de chá por pessoa. Lave bem, aprox. 3 vezes, e depois deixe de molho. Se deixar de molho em água morna ajuda a amolecer o trigo mais rápido. Reserve.
Enquanto isso pegue os tomates, eu adoro tomate então eu coloco bastante, eu tiro as sementes e depois eu corto em cubos. Normalmente eu já os coloco na travessa que vou servir.

Depois disso eu corto a cebola, pimentão vermelho ou amarelo, jamais o verde porque além dele ser horrível ele rouba todo o gosto do tabule. E também pepino é usado em tabules. Coloque outra hortaliça se voce achar que vai ficar bom.

Eu sempre tenho alface na geladeira. Logo depois que eu compro alface eu costumo lavar, secar e guardar em sacos de plástico. Dá trabalho, mas é só uma vez, depois fica mais prático, acredite .

Que mais? Enquanto o trigo esta de molho eu aproveito o tempo para servir algo de beber ou para preparar outra coisa.

Depois de no mínimo 20 minutos eu retiro a agua do triguilho usando uma peneira. Juntoo os ingredientes (hortaliças) ao triguilho e em seguida coloco o sumo do limão, as pimentas e, claro, a hortelã.

Eu tenho um pezinho de hortelã. Muito fácil de encontrar em supermercado ou em feiras e também fácil de cuidar. É ótimo sempre ter á mão hortelã fresca em casa. Se voce não tiver hortelã fresca não tem tanto problema, é só colocar hortelã desidratada que vendem em saquinhos, também é muito fácil de achar. Se voce não tem nem uma nem a outra, toma vergonha na cara. Não ter hortelã em vaso tudo bem, mas não ter essas que vem em sacolinhas, ai ai ai hein! Se você pretende ser um(a) chef  então precisa ter sempre em casa os temperos mais usados, eles duram bastante e podem ser usados em inúmeras receitas.

Voltando á receita: O sal você só coloca na hora de servir mesmo, porque ele pode murchar mais rápido o tomate.

Outra coisa que sempre tenho em casa é o “Molho pronto de pimenta árabe” (no supermercado fica perto do molho inglês, molho de alho etc.), mas isso cada um se serve o quanto quiser. E pra servir tanto pode ser nas folhas de alface, no pão sírio (difícil ter em casa sempre, não é?) ou pão francês mesmo.

Se você tiver vergonha de servir um tabule no pão francês (popularmente conhecido como pão di sal) porque algum convidado pode fazer o comentário maldoso de que tabule é árabe e só se come com pão sírio, ou dizer ainda que tabule não combina com pão francês, não se incomode. Você tem duas boas opções: Você pode mandá-lo pra “aquele lugar” ou pode lembrar o folgado que na França eles comem tabule, caso queiram, com pão francês sem a menor cerimônia. Se os franceses podem, voce também pode!

Se você tiver iogurte natural pode também temperá-lo com pimenta e limão e terá um molho á parte.

Para a bebida qualquer coisa é valida, use o que tiver na geladeira, se você só tem água ai fica difícil, né.  Pô, não é porque é solteiro que não pode ter pelo menos um suco em garrafa pra diluir com água! Mas aposto que refrigerante não falta. Eu sempre tenho refri de limão, porque é só colocar umas rodelas de limão e cachaça que fica um bom drink para servir.

Tabule é uma salada, portanto, é uma entrada. Mas é uma famosa opção para acompanhar kibe cru, frito ou assado. Eu adoro montar um sanduiche de kibe cru com tabule usando pão árabe, com bastante pimenta por cima😛

Por enquanto eu coloquei uma foto de tabule árabe, mais tarde eu posto uma foto de algum tabule que eu tenha feito.

 

Bom apetite.

 

4 Responses to “Tabule á moda da casa.”

  1. Fernanda Says:

    Oi,tudo bem,eu queria dizer que estava procurando receitas com triguilho,mas eu estava querendo principalmente a de tabule e eu adorei a sua visão de como aproveitar o que se tem na hora,eu acho que é isso mesmo!Eu não sou solteira,mas adorei o site,é informativo e bem humorado.Parabéns!

  2. Fernanda Says:

    Oi,eu queria saber qual a diferença de eu deixar o triguilho de molho oito horas como na receita árabe ou fazer ele com vinte minutos como na receita à “minha moda”,? Ele fica mais duro ou o quê?Obigada.

  3. Fernanda Says:

    Oi,eu queria saber qual a diferença de eu deixar o triguilho de molho oito horas como na receita árabe ou fazer ele com vinte minutos como na receita à “minha moda”,? Ele fica mais duro ou o quê?Obrigada.

    • rlira Says:

      Oi Fernanda,
      a diferença é muito pequena entre um triguilho que ficou de molho por 20 min de outro que ficou uma hora. Ele não rende tanto mas não fica duro, da para comer tranquilo.
      Eu usei 2 dicas que hoje julgo importante e por isso acredito que 20 min de molho esta ok, são elas:
      1. deixar 10 min de molho em agua morna, e depois
      2. deixar os outros 10 min de molho com tomate.


Leave a Reply

