Chefs Solteiros na Cozinha

Solteiros na Cozinha

Tabules May 13, 2010

Filed under: 3.8. Saladas & Tabules — Re @ 11:58 pm

 

 

Vou falar sobre Tabules, coloquei o título assim mesmo no plural porque o que acontece é que existem várias receitas de tabule, tem tabule “original” , tabule árabe (engana-se se pensa que é o mesmo do “original”)”, tabule brasileiro, tabule tropical, tabule isso e aquilo.

Tem casos em que o chef defende com unhas e dentes a versão verdadeira árabe, porque o tal chef tem mãe, pai, avó, amante, affair ou amigo árabe e por isso ele sai por ai, leia-se blogs e sites, fazendo comentários as vezes chatos sobre as versões “falsas” de tabule.

Tem receitas que logo no inicio o cidadão já diz que se trata de uma receita adpatada ao paladar brasileiro, ao paladar tropical, até um tabule chileno eu achei etc etc.

Eu vou ser mais prática e franca, eu digo que o meu tabule é aquele que é adaptado ao o que eu tenho na dispensa e na geladeira, ok?

Eu adoro fazer tabule porque é um prato, saudavel e apetitoso ao mesmo tempo. Ele é muito prático e rápido também, o que leva a ser uma boa escolha quando simplesmente com pressa de cozinhar.

Quando tenho tempo e quero comer tabule ou quando vou fazer um jantar para os amigos eu faço um tabule o mais “árabe” possivel. Com antecedencia eu vou ao supermercado e faço uma compra completa, com direito, claro, a pão sírio e molho especial.

Já quando esto com pressa eu faço um tabule á minha moda, isto é, com o que tiver á mão.

Várias vezes eu estou atrasada mas não quero deixar de comer algo legal. E não, por favor, estar atrasada não significa que vou comer miojo!  Quando aparecem amigosde surpresa na minha casa é sempre fácil fazer um tabule para servir de entrada ate o prato principal ficar pronto.

Depois de escolher o tabule como opção eu dou uma procurada na dispensa e separo os itens que normalmente eu tenho em casa: cebola, pimentão vermelho ou amarelo, pepino, hortelã, talvez salsa.Com certza eu sempre tenho pimenta síria e do reino, trigo pra kibe (claro, sem isso de forma alguma será um tabule) e azeite. Pronto, já tenho um tabule, ou melhor, algo pra servir e comer em menos de 20 minutos.

Importante, todas as receitas que eu achei na internet e em livros diz que se deve deixar de molho o trigo (ou triguilho) em trocentos tempos diferentes, ora 10 minutos, ora 20, ora 1 hora!

Então pra mim vale assim, sempre valeu, entro na cozinha pra fazer o tabule, a primeira coisa que faço é colocar o bendito trigo de molho, e enquanto isso eu vou preparando os outros ingredientes, corto o tomante, lavo a alface etc. Depois para ganhar tempo eu vou arrumo a mesa, ofereço bebida etc. Quando tudo estiver pronto eu vou à cozinha e  monto o tabule bastando juntar os ingredientes que cortei ao triguilo, misturo bem, corrijo o sal e está pronto,  já  sirvo em seguida.

Dicas tiradas dos outros, não me comprometo se são boas ou não:

 1. Deixe o trigo junto com o tomate por uns minutinhos, e o sabor ficará muito melhor.(pode ser que fique bom).
2. Os árabes comem o tabule numa folha de alface americano com as mãos mesmo. (sim, verdade, fica ótimo).
3. Uma dica para adiantar o processo com o triguílho: coloque o mesmo numa vasilha e acrescente dois dedos acima de água fervente. Tampe com um pano e vá misturando a medida que a farinha absorve a água e colocando água aos poucos se necessário. Isso evita ficar espremendo o triguilho para tirar umidade. (vou tentar essa).
4. Acrescente uma colher (sopa) de canela em pó.(vá na fé)
5. Dica de um libanês “oi eu sou do Líbano e aqui a gente em vez de deixar o tigro de molho varias horas a gente apenas deixa ele no meio do tomate antes da gente misturas por uns 15 min dai ele absorve o caldo do tomate fica mais saboroso mais sua receita parece estar otima ,e aki a gente coloka alface mais nao coloca pepino bjs” (falou quem entende do assunto).

 

One Response to “Tabules”

  1. […] cubos. Normalmente eu já os coloco na travessa* que vou servir, mas se você quiser pode seguir as dicas de tabule e colocar os tomates de molho junto com o […]


Leave a Reply

