Chefs Solteiros na Cozinha

Solteiros na Cozinha

Café bom, Café mau July 19, 2013

Filed under: Coluna - Saúde — Re @ 12:29 am

Bebida obtida pela infusão das bagas torradas e moídas do café, apreciada pelo sabor e pelo efeito estimulante que produz, devido à substância cafeína (tipo cocaína) que contem. É praticamente universal o hábito de tomar café. A infusão é mais diluída, quando o café é para ser tomado em uma xícara média ou grande; e é mais concentrado, em uma xícara pequena (demitasse), quando é buscado um efeito mais imediato.

Adoçante.

Poucas pessoas tomam café sem adicionar açúcar ou um adoçante artificial. Falar dos benefícios e malefícios do café exige, por isso, dar igual tratamento a esse aditivo praticamente indispensável. O adoçante mundialmente preferido é o açúcar. Ele causa prazer por estimular a liberação do neurotransmissores no sistema nervoso, e contribui assim para intensificar o efeito agradável e estimulante do café e do chá. Pode ser substituído, para os que precisam evitá-lo, por um adoçante artificial. A substituição do açúcar por adoçante, no entanto, sofre restrições com base em achados de pesquisas médicas. O único adoçante artificial considerado seguro pela FDA, a Agência americana que fiscaliza produtos consumidos pela população nos Estados Unidos, é a Sucralose (Splenda). Ainda assim, fala-se da possibilidade de que cause redução na glândula do timo (esse efeito foi notado em experiências com ratos), com prejuízo para o sistema imunológico do corpo humano, apesar de que esse órgão degenera naturalmente a partir da adolescência.

Benefícios.

A cafeína excita as células nervosas, aumenta a excitabilidade e atividade mental, exalta a vivacidade da fantasia, a clareza do raciocínio, a velocidade das associações de idéias. Por isso costumam ser amigos do café escritores e jornalistas, e outros intelectuais de grande atividade psíquica. Pela mesma razão, consumido no desjejum pela manhã, é um estimulante para o trabalho diário. Alguns analgésicos contra a dor de cabeça contêm cafeína (como a antiga Cafespirina), a qual contrai os vasos sangüíneos cuja dilatação é tida como a causa da dor. Décadas atrás, bem antes da explosão de conhecimentos sobre a química do cérebro e o efeito estimulador ou inibidor das substâncias sobre as sinapses dos neurônios, já eram conhecidas as propriedades estimuladoras e inibidoras de muitos produtos de consumo. Certas de suas substâncias, principalmente a cafeína e a nicotina, foram, de longa data, objeto de experimentos que buscavam a compreensão de como o sistema nervoso era afetado por elas.

Malefícios.

Uma pessoa não habituada ao café, quando toma urna xícara desta bebida tem a pressão sangüínea, a freqüência do pulso e a excitabilidade nervosa aumentadas. Os batimentos cardíacos tornam-se mais fortes em virtude de ser mais enérgica a contração cardíaca. Como o músculo cardíaco, também o resto da musculatura tem seu tônus aumentado. Passado esse feito, manifesta-se o conseqüente cansaço, irritação e desânimo. É necessário o tomador de café deixar passar uns trinta dias sem prová-lo, para desacostumar seu organismo da bebida, e então sentir de modo claro os seus efeitos sobre sua personalidade. Um consumidor habitual de café, mediante este teste, verá que suas costumeiras oscilações de humor – ora entusiasmado e cheio de energia, propenso à hilaridade e à conversa prolixa, ora desanimado, sem vontade de conversar, beirando a depressão, – são pura e simplesmente efeitos dos “cafezinhos” tomados várias vezes ao dia. Além de afastar o sono, causar perturbações do ritmo cardíaco e fazer subir a pressão sangüínea, possivelmente causaria contrações do útero aumentando o risco de aborto espontâneo em mulheres mais sensíveis à sua ação.

Café-descafeinado.

Utiliza pó de café tratado por processos químicos para eliminação da cafeína. Os diversos processo industriais empregados para esse fim são comentados na página Café descafeinado Fonte

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s